<

Filosofia cotidiana: Rizoma

No emprego de novos modelos epistemológicos a organização dos elementos não segue linhas de subordinação hierárquica, pelo contrário, qualquer elemento pode afetar ou incidir em qualquer outro.

O modelo arbóreo de organização do conhecimento proposto pelos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari sugere taxonomias e classificações sem subordinações, onde qualquer afirmação que incida sobre algum elemento poderá também incidir sobre outros elementos da estrutura, sem importar sua posição recíproca.

O rizoma independe de um centro, característica que torna-o particularmente interessante na construção de diálogos nas teorias da comunicação contemporâneas.

Filosofia é uma das maneiras que utilizamos para explicar as coisas, a web e o mundo, acima de qualquer compreensão. =)


Categorizado como: Conceitos


17 Comentários

  1. falei de rizoma a semana inteira por causa do modelo de wiki https://tinyurl.com/66onyb via @tiagomx

  2. Tiago Jaime Machado disse:

    Eu participo da comunidade “citando filósofos” =)

  3. Andrei disse:

    A palavra certa para vc é desterritorializado, se desfaz de supostas bases para criar novas e assim recompô-las, reinventá-las… uma transformação não simplesmente banal, mas que se liga a outras e essas outras não precisam ser bases para nada, sem pirâmides, sem peso para sustentar-se, apenas sustentam-se entre si. O melhor não é dar condições para outras, mas ser condição em conjunto para formar um todo, onde não se vê um início, nem um fim, um perfeito mundo de redes sem começo, onde o acesso não é fixo, mas mutável. A criatividade para acessar a rede é o princípio que não leva a um fim em si mesmo. Na rede rizomática não há distância, sem espaço físico. Estar conectado significa ter acesso ao rizoma em mundo de possibilidades, todas elas prontas para serem exploradas, re-criadas, mas nunca universalizadas. É o descompasso que gera a rede, o descompasso da criatividade.

  4. Tiago Jaime Machado disse:

    clap clap clap! Ótimo dedei! Eu pretendo começar uma série neste blog sobre alguns temas, conceitos e definições filosóficas para o dia a dia da comunicação.

    Sinta-se convidado para publicar artigos =)

  5. Pedro disse:

    Classificação multi-facetada da informação: https://well-formed-data.net/experiments/elastic_lists/

  6. um bom exemplo de rizoma é a nuvem de tags, ainda que exista uma certa hierarquia em sua disposição, mas não em sua organização e funcionalidade.

  7. Eduardo disse:

    Creio que o mercado atual já passou do limite da árvore revolucionária. É preciso uma compreensão além dessa “árvore da vida maqueada”. Ela está enraizada nas esferas infernais, é um mundo draconiano. É a árvore da morte exposta entre elementos intrínsecos do cotidiano. Não existe necessidade alguma de um sistema hierárquico, pois não podemos impor ou limitar algo para quem já está além da fronteira. Ou buscar um mundo anárquico, pois ele já o é há muito tempo. O mundo está à deriva e não há ninguém no comando.Um território engloba o outro, um assunto engloba o outro, uma pessoa engloba outra pessoa desconhecida independente de linguagem, semiose ou representação. Uma árvore sempre deve morrer para renascer como uma nova planta, e por sua criatividade completar o triângulo.Afinal de contas, “as árvores somos nozes”

  8. Rizoma: taxonomia e classificações sem subordinações: https://su.pr/1wdX3j

  9. Rizoma: taxonomia e classificações sem subordinações: https://su.pr/1wdX3j

  10. Rizoma: taxonomia e classificações sem subordinações: https://su.pr/1wdX3j

  11. Gabriel Dread disse:

    Rizoma: taxonomia e classificações sem subordinações: https://su.pr/1wdX3j // Deleuze e Guatarri por @tiagomx! #filosofia #true @zerotrack

  12. Filosofia rules! RT: @trektrek: papo bacana RT @zerotrack: Rizoma: taxonomia e classificações sem subordinações: https://su.pr/1wdX3j

  13. RT @tiagomx: Rizoma: taxonomia e classificações sem subordinações: https://su.pr/1wdX3j

  14. Inteligência coletiva digital fRT @zerotrack Rizoma: taxonomia e classificações sem subordinações: https://su.pr/1wdX3j

  15. Suissa disse:

    Gostei de ver hein! Isso que é ter base.

  16. sininho115 disse:

    RT @zerotrack Rizoma: taxonomia e classificações sem subordinações: https://su.pr/1wdX3j

  17. Das trevas à Luz | Zerotrack Inteligência Digital, Florianópolis, SC. disse:

    […] da filosofia junto com as soluções propostas pelos filósofos Gregos, passando por Kant, Deleuze e outros que acabaram virando figurinhas batidas nas conversas de hoje em dia na Zerotrack, mas ele […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nosso Endereço
Zerotrack Coletivo Digital
Srv. Tucano 115, CEP 88.063-084
Campeche - Florianópolis - SC
Amamos

  • ios
  • wordpress

Hey ho let's go!

Passe por aqui para um cafézinho

É só ligar nos fones (48) 3364-3147 / 98465-3147
Ou usar o formulário de contato abaixo: