<

Here Be Dragons

Legal a história de sucesso de Mark Shutleworth, o africano que fundou a Thawte, primeira empresa a fornecer serviços de criptografia do mundo, e que mais tarde tornou-se milionário ao vendê-la para a Verisign americana.

Mark se tornou o primeiro civil a fazer uma viagem espacial e criou a Canonical, desenvolvedora da Distribuição Linux mais famosa atualmente, a africana Ubuntu.

Ufa, além de tudo o que já fez, ele ainda montou uma empresa de capital aberto chamada HBD.

Até aí tudo bem, mas o que me chamou atenção foi o significado da sigla : Here Be Dragons. Explica Mark que nos primórdios da cartografia, áreas desconhecidas eram marcadas com desenhos de serpentes marinhas ou com a inscrição “Aqui Há Dragões”.

Interessante o fato de que o que era uma simbologia virava uma verdade aos olhos mais supersticiosos. Quantas vezes, ainda hoje, não encontramos situações semelhantes?

Percamos o medo do desconhecido, das serpentes e dos dragões, não tenhamos medo de alçar vôos cada vez mais altos. Essa é a lição de um cidadão que saiu do interior da África e ganhou o mundo.

Curiosamente, descobri posteriormente diversas referências sobre o termo “Here Be Dragons”  na literatura, em filmes e até um vídeo mega-bacana de 40 minutos de introdução sobre o pensamento crítico. Vale a pena assisti-lo. Clique no CC na barra do vídeo e escolha Português Brasil para assisti-lo legendado:

E aí, vamos caçar dragões hoje?


Categorizado como: Conceitos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nosso Endereço
Zerotrack Coletivo Digital
Srv. Tucano 115, CEP 88.063-084
Campeche - Florianópolis - SC
Amamos

  • ios
  • wordpress

Hey ho let's go!

Passe por aqui para um cafézinho

É só ligar nos fones (48) 3364-3147 / 98465-3147
Ou usar o formulário de contato abaixo: