<

Metareciclagem: reaproveite esta ideia!

http://farm3.static.flickr.com/2034/2360695866_d22861d0bf.jpg

Metareciclagem é um projeto para a frente, que visa dar vida aos materiais eletrônicos ultrapassados, recuperar equipamentos que não funcionam e evitar a proliferação de lixo eletrônico nos fundos da sua casa, provocando, assim, uma transformação social que traz benefícios:

  • Ao Planeta, já que com o acúmulo de resíduos eletrônicos (cerca de 50 milhões de toneladas por ano) mal manejados, nosso mundo ficará ainda mais debilitado e poderá, no futuro, sucumbir.
  • Às instituições sociais, que não recebem tanto apoio quanto deveriam e, muitas vezes, ficam para trás em termos de tecnologia, visto não disporem sequer de um computador.
  • Às pessoas participantes, uma vez que, por meio do projeto, poderão esbanjar criatividade e transformar computadores e equipamentos de informática, usados, em aparelhos de funcionamento normal, jogos, multimídia, obras de arte ou no que a imaginação humana for capaz de alcançar.

Com atuação desde 2002 no desenvolvimento de ações de apropriação de tecnologia, o trabalho começou em uma rede auto-organizada através da internet. Depois, firmou parceria com a ONG Agente Cidadão, em São Paulo, que ofereceu logística e espaço para o armazenamento e triagem de computadores doados, que eram consertados e distribuídos para a criação de laboratórios de informática em projetos sociais.

O incrível do projeto (além de todo o seu contexto) é que ele não se move a partir de uma legislação, já que ainda nem existe uma lei nacional que defina critérios para a reciclagem e o tratamento de resíduos eletrônicos. O que movimenta a ideia é a vontade de transformar, quebrar o comodismo, provocar consciência e incentivar a reciclagem – com base em criatividade e parceria –, dos eletrônicos até então abandonados ou tratados como lixo comum.

Projetos como este inspiram e incentivam pessoas de todos os lados. Inspire-se também. Faça parte desta e de outras organizações que visam ao bem do nosso Planeta e das pessoas que compartilham este espaço. A tecnologia pode e deve continuar contribuindo para um mundo melhor, até mesmo quando não funciona ou já ficou ultrapassada.

Reaproveite esta ideia! :)

Mais informações: rede.metareciclagem.org

Foto: annnna_

Categorizado como: Conceitos


7 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Daniel Becher, Robin Sparkles, Mari Soares, Renato, Daniel Pinheiro and others. Daniel Pinheiro said: RT @IrradiaLuz: Metareciclagem: reaproveite esta ideia! http://migre.me/3Q0Yx /via @zerotrack […]

  2. Metareciclagem: reaproveite esta ideia! http://migre.me/3Q0Yx /via @zerotrack

  3. RT @IrradiaLuz: Metareciclagem: reaproveite esta ideia! http://migre.me/3Q0Yx /via @zerotrack

  4. Daniel Becher disse:

    Bacana! RT @tiagomx: Metareciclagem: reaproveite esta ideia! http://bit.ly/ftKAiJ /via @zerotrack

  5. Robin Sparkles disse:

    RT @zerotrack: [punkblog] Metareciclagem: reaproveite esta ideia! http://bit.ly/h9KElP

  6. Renato disse:

    RT @tiagomx Tiago
    Metareciclagem: reaproveite esta ideia! http://bit.ly/ftKAiJ /via @zerotrack

  7. Mari Soares disse:

    RT @manufonseca: RT @zerotrack: [punkblog] Metareciclagem: reaproveite esta ideia! http://bit.ly/h9KElP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nosso Endereço
Zerotrack Coletivo Digital
Srv. Tucano 115, CEP 88.063-084
Campeche - Florianópolis - SC
Amamos

  • ios
  • wordpress

Hey ho let's go!

Passe por aqui para um cafézinho

É só ligar nos fones (48) 3364-3147 / 98465-3147
Ou usar o formulário de contato abaixo: