<

[Feliz Aniversário, Florianópolis] por @gasaki

Nosso desenvolvedor @gasaki tem uma visão diferente acerca da cidade e seu depoimento no aniversário de Florianópolis apresenta uma crítica ao que mais lhe incomoda no cotidiano. A pertinência do seu depoimento está em mostrar que, vivendo aqui, é possível também perceber as deficiências da cidade.

Peço desculpas, mas não consegui dar um bom depoimento sobre a cidade. Já tentei começar algumas vezes, mas só me passa um monte de coisas ruins pela cabeça. Não consigo ser falso e falar bem da cidade. Nasci aqui em 1980 e, desde então, sempre fui muito feliz, nunca pensei em me mudar. Mas hoje está complicadíssimo!

Minhas lembranças dos anos 80 incluem a casa de praia dos meus pais em Canasvieiras, que até então era um monte de mato, mas já muito frequentado por gringos. No final dos anos 80, meu pai vendeu a casa por achar que era um bom negócio. Hoje tem um condomínio no lugar da casa, enfim…

Nos anos 90, comecei a usar o transporte público e ele sempre supriu minhas necessidade, além de ter um preço bem acessível. Em 2000, entrei na UFSC. Minha aula começava às 13:35 e sempre fui de ônibus. Saía de casa 13:05, pegava o finado Expresso na Beira Mar às 13:15 e chegava dentro do horário na aula! Isso tudo foi antes da implementação deste “novo e revolucionário” sistema de transportes que desfrutamos hoje.

De meados dos anos 2000 em diante, Floripa começou a se tornar um lugar intransitável! Me irrita profundamente me deslocar sem ser a pé! Foi justamente quando não tinha mais paciência que comprei meu carro, em 2007, com 26 anos. Antes disso sempre usei o, outrora viável, transporte público.

Todas as manhãs, levo cerca de 25 minutos para percorrer os 13 Km da minha casa até a Lagoa. Mas para voltar, a história é outra. Hoje levei incríveis 1h e 20 minutos! Ou seja, passei quase 2h do dia no trânsito! Se somar com as 9h de trabalho mais almoço, lá se foram 11h do dia, quase metade dele! Juntando com outras atividades, não resta tempo para o lazer! E aí fico na eterna reflexão: vale a pena viver assim?

Nunca cogitei morar em outra cidade, até Floripa começar a superpopular. Hoje estudo várias alternativas. Existem poucas coisas que penso que me farão falta, se sair daqui. Uma delas é poder (pegar um trânsito terrível para) ver os jogos do Avaí. Quem vem de fora reclama de várias coisas que nós, manezinhos, nunca sentimos falta, mas uma coisa que não abrimos mão é dos nossos times. Nós temos orgulho de vestir a camisa do Avaí e do (nunca entendi o motivo, mas tem gente que tem) Figueirense. E este ano de 2011 é histórico para Florianópolis: pela primeira vez os dois estão fazendo parte dos 20 times da elite do Brasil! A nossa pequena ilha de pouco mais de 400 mil habitantes tem dois times participando do Campeonato Brasileiro de futebol! Isso sim é motivo de orgulho. Tax pensando o que ô ixtopô?

*@gasaki escolheu esta foto para demonstrar o caos no trânsito de Florianópolis, seu maior incômodo.


Categorizado como: Cotidiano


10 Comentários

  1. De verdade, falou tudo o que eu tenho pensado de Florianópolis, nos ultimos tempos.
    Infelizmente essa terra sem lei, e tão sem “dono” que agente não tem nem pra quem reclamar, abrir a boca, gritar e/ou socar.
    Quando vim pra florianopolis, morando em biguaçu (alias, não florianopolis) e trabalhando na trindade, pegando 4 onibus por dia, gastando em media 6 reais, gastava apenas 1 hora de percurso ida+ 1h volta.
    Hoje de biguaçu/florianopolis não se gasta menos de 12 reais em 4 onibus, e dependendo do horario quase absurdas 2:30

  2. [Feliz Aniversário, Florianópolis] por @gasaki https://migre.me/435zR /via @zerotrack

  3. [Feliz Aniversário, Florianópolis] por @gasaki https://dlvr.it/KLGwh

  4. [blog] [Feliz Aniversário, Florianópolis] por @gasaki https://j.mp/ggko6C

  5. [Feliz Aniversário, Florianópolis] por @gasaki https://j.mp/fVRXLo via @zerotrack

  6. as cátia disse:

    RT @zerotrack: [blog] [Feliz Aniversário, Florianópolis] por @gasaki https://j.mp/ggko6C

  7. Gasaki disse:

    RT @zerotrack: [blog] [Feliz Aniversário, Florianópolis] por @gasaki https://j.mp/ggko6C

  8. Diego LoKoW disse:

    Tem mesmo ficado insuportável transitar em #Floripa – [Feliz Aniversário, Florianópolis] por @gasaki https://bit.ly/gTgMRl ( via @zerotrack )

  9. RT @lokow: Tem mesmo ficado insuportável transitar em #Floripa – [Feliz Aniversário, Florianópolis] por @gasaki https://bit.ly/gTgMRl ( v …

  10. Parabéns ao pessoal da @zerotrack pelas postagens em favor do aniversário de Floripa! Em especial a direta de @gasaki https://ow.ly/4mxEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nosso Endereço
Zerotrack Coletivo Digital
Srv. Tucano 115, CEP 88.063-084
Campeche - Florianópolis - SC
Amamos

  • ios
  • wordpress

Hey ho let's go!

Passe por aqui para um cafézinho

É só ligar nos fones (48) 3364-3147 / 98465-3147
Ou usar o formulário de contato abaixo: