<

Das trevas à Luz

05 de Março nasceu Piotr Demianovitch Ouspensky.

Grande matemático de sua época, escritor, jornalista e psicólogo, foi discípulo de Gurdjieff e um dos autores que melhor traduziu os ensinamentos do mestre no imperdível livro “In Search of the Miraculous: Fragments of an Unknown Teaching”. Só fui conhecê-lo muito depois de ler “The fourth way”, que me encantou com suas metáforas e frases fortes, tais como “é fácil ser um santo ermitão em uma caverna, difícil é ser moralmente correto no meio da sociedade moderna”.

Tertium Organum”, particularmente, fez rever o meu mundo e o que pensava acerca de tudo. Com sua escrita fascinante, me apresentou os problemas da filosofia junto às soluções propostas pelos filósofos gregos, passando por Kant, Deleuze e outros que acabaram virando figurinhas batidas nas conversas de hoje em dia na Zerotrack. Mas ele foi muito além do que eu imaginava na minha fértil cabecinha de adolescente (à época, é claro).

Usando da matemática rígida e da sua lógica impecável para explicar a “Psicologia da evolução possível ao homem” e a existência de outras dimensões de forma irrefutável, a partir dele é que passei a gostar e procurar conhecer mais a filosofia. Recomendo a leitura a todos os que têm no espírito a curiosidade e a sede de saber.

Afinal, existe uma evolução possível ao homem, mas é preciso sair da caverna à luz. Esse é, com certeza, um ótimo guia turístico na área do pensamento filosófico. Tiro meu chapéu. Feliz niver, Ouspensky.


Categorizado como: Dicas


11 Comentários

  1. Cátia disse:

    Puta admiração por aqueles que não são meramente funcionais. Trazem a filosofia para as suas questões diárias, exatamente da forma como ela deve ser. Conhecimento impera.
    Quando eu for à Floripa novamente, vou te levar a melhor compilação de textos do Deleuze que eu encontrei até hoje.
    Parabéns!
    Beijoca

  2. ótimo artigo do guru @trektrek RT @zerotrack: [blog] Das trevas à Luz: https://bit.ly/aCFdWi

  3. sininho115 disse:

    Tertium Organum é um dos livros que quero ler antes de morrer,adorei o post, parabéns!

  4. Diego Remus disse:

    o @trektrek lembrou do aniver de um ótimo guia turístico do pensamento filosófico https://bit.ly/aCFdWi

  5. Maju Rezende disse:

    Eu tb RT @tiagomx: Achei muito bom o post do @trektrek sobre o multidinamico P. D. Ouspensky https://bit.ly/aCFdWi

  6. sininho115 disse:

    Muito bom! RT @tiagomx Achei muito bom o post do @trektrek sobre o multidinamico P. D. Ouspensky https://zerotrack.com.br/das-trevas-a-luz/

  7. alvix disse:

    Magnífico post!!!A comparação santo/caverna e moralmente/sociedade moderna é ótima e dificilima mesmo!…Adoro um programa de filosofia que passa na tv Cultura aos domingos, tipo 10,11 da noite, fico tentando entender…Café Filosófico! Obrigado Tiago pelo follow/facebook no NuvemSEO!Abraçoss!

  8. Vida, a nova dimensão | Chico Geeko disse:

    […] o Ser Humano pode não ser sofisticado o suficiente para compreender os fenômenos que julga viver. Ouspensky e o @trektrek sempre me recordam: Estará o ser humano enxergando a vida e as coisas somente […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nosso Endereço
Zerotrack Coletivo Digital
Srv. Tucano 115, CEP 88.063-084
Campeche - Florianópolis - SC
Amamos

  • ios
  • wordpress

Hey ho let's go!

Passe por aqui para um cafézinho

É só ligar nos fones (48) 3364-3147 / 98465-3147
Ou usar o formulário de contato abaixo: