<

[palestra] A importância do Open Source

O diretor executivo de nossa start-up, Alexandre Santos e Silva, ministra hoje à noite uma palestra no auditório do novo Senac Criciúma, às 19h, para alunos da instituição e comunidade envolvida. A tônica será a importância do Open Source no mundo atual.

Alexandre parte de aportes na história do software, desde que esse vinha embarcado como parte integrante do hardware, passa pelo rompimento entre a IBM e a Microsoft, que criou um mercado de softwares house em torno do computador pessoal criado pela Apple e que, reinventado pela IBM, inundou os lares e tornou-se uma utilidade doméstica, tornando o Windows o Sistema Operacional dominante.

Outra abordagem da palestra é o caminho do Unix como software conceito de engenharia, instrumento da popularização do protocolo TCP/IP, que é a base da Internet, destacando o erro deste em tornar-se comercial, fase em que diversas empresas criaram sua própria versão de Unix criando uma babilônia de linguagens e incompatibilidades. Legitima o Linux, que traz o DNA do Unix, mas, que por ser Open Source, já nasce social. De uma metodologia social, surge um padrão de fato, que promove o Linux como plataforma compatível universal. Essa base social é um fato que não pode ser ignorado, já que deste modelo surgem diversos outros projetos de sucesso, como Php, MySql, Apache, WordPress, Joomla, Drupal, OpenOffice e outros tantos, destacando o Firefox Mozilla, um dos mais bem sucedidos softwares da geração OpenSource.

Abordará também um discurso conceitual, demonstrando que esse modelo de desenvolvimento aberto possibilitou diversas mudanças de paradigmas e “ser social” passou a ser a palavra da Geração Y, que produziu e continua produzindo fenômenos na humanidade, como Wikinomics, Cauda Longa, e quiçá, evoluirá para a Teoria do Free. O Social e o Free já vem se relacionando há algum tempo e tem aparecido em diversas formas. Vimos por aí termos como Open Web, Open Communications, Open Data , Open Learn, entre outros. Destaca-se também a crescente demanda pelo Ensino à Distância (EAD) e universidades disponibilizando todo seu acervo e cursos Free.

Alexandre espera “que esse passeio fuja do tradicional e do monólogo, para promover o livre pensar da audiência, o debater e questionar, convidando-os a olhar ao redor, para onde o Open Source como ideologia nos levou e nos levará, passando pelo progresso e pela libertação, com a promessa de que sempre existem outras possibilidades”.

Imagine o que seria do mundo atual se somente pudesse usar a roda aquele cidadão que a inventou e patenteou?

Atualização: As keynotes da palestra estão disponíveis no SlideShare.


Categorizado como: Eventos


11 Comentários

  1. @TiagoMX disse:

    ótimos conceitos, imagina a palestra!

  2. [punkblog] [palestra] A importância do Open Source https://bit.ly/cR4Fam

  3. Daniel Becher disse:

    RT @zerotrack: [punkblog] [palestra] A importância do Open Source https://bit.ly/cR4Fam // tens que fazer uma dessas aqui, broh.

  4. RT @zerotrack: [punkblog] [palestra] A importância do Open Source https://bit.ly/cR4Fam

  5. as cátia disse:

    RT @ZeroTrack: [punkblog] [palestra] A importância do Open Source https://bit.ly/cR4Fam

  6. RT @zerotrack: [punkblog] [palestra] A importância do Open Source https://bit.ly/cR4Fam

  7. Diego LoKoW disse:

    Orgulho! RT @zerotrack: [punkblog] [palestra] A importância do Open Source https://bit.ly/cR4Fam

  8. sininho115 disse:

    Estou aqui ó: @senac_criciuma [palestra] A importância do Open Source https://bit.ly/d1pLgg

  9. RT @sininho115: Estou aqui ó: @senac_criciuma [palestra] A importância do Open Source https://bit.ly/d1pLgg

  10. RT @sininho115: Estou aqui ó: @senac_criciuma [palestra] A importância do Open Source https://bit.ly/d1pLgg

  11. Belloli disse:

    Ótima palestra, que além de mostrar o que o OpenSouece realmente representa, mostrou para comunidade, que a colaboração trás resultados impressionantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nosso Endereço
Zerotrack Coletivo Digital
Srv. Tucano 115, CEP 88.063-084
Campeche - Florianópolis - SC
Amamos

  • ios
  • wordpress

Hey ho let's go!

Passe por aqui para um cafézinho

É só ligar nos fones (48) 3364-3147 / 98465-3147
Ou usar o formulário de contato abaixo: