Faz dias em que perguntas sobre formas de descentralização do conhecimento.
O advento da internet ainda é novo, e muito do que existe em tecnologia e internet e tal, está sendo feita por jovens, como eu e você. Sangue novo, sem política, sem interesses escusos ou corporativistas. SHARE THE WORLD
Neste sentido vou apresentar três ótimos projetos que saltam aos olhos e fazem meu coração palpitar feliz, sabendo que a fantasia ainda existe e que as utopias não morrem nunca, apenas se renovam.
Assista Edukators antes de entrar nos seguintes sites:
fon.com – compre la fonera, que é um routerzinho wi-fi portátil bem miguxo, conecte-se em SUA rede privada wi-fi com senha e crie outra rede pública wi-fi para o mundo! Você determina a porcentagem da sua banda de conexão que deseja compartilhar 😉 gostou?
E o que achas de ganhar dinheiro com isso? Empresas patrocinam o tráfego gerado pelo seu hotspot FON! Massa né! é permitido também fazer isso de graça em nome da democratização do acesso, sem ganhar nada por isso. (tal como o vizinho aqui do prédio faz desavisadamente.)
Seu relativo mais bonito é o Meraki.com, este evoluiu a idéia do primeiro no conceito appliance, ou seja, seu hardware é bem mais inteligente, principalmente pela opção de funcionar com energia solar.
Outro exemplo vem dos estados unidos, wi-fi livre numa grande rede de supermercados, cafés, lojinhas, etc… é o t-mobile.com que está servindo internet na bandeija para as crianças do OLPC. (veja abaixo.)
aptopgiving.org – One Laptop per Child, ok, ok, o notebook parece o pense bem, é feio, muito feio mesmo, mas tem wikipedia, google maps, um joguinho bem legal de IF THEN ELSE, um monte de recursos e atividades educaionais para as crianças africanas.
Este notebook verde e feio que custa 200 dólares serve para dar conhecimento, educação, respeito pelas minorias e principalmente, criatividade para mudar o mundo, tal como fizeram grandes líderes, indiferente das doutrinas ou das ideologias propagadas, mas sim pela capacidade de mobilizar corações em torno de uma causa: O bem comum.
Que aprendamos com erros do passado, que façamos uma profunda reflexão sobre o que fazemos no dia de hoje para melhorar e vencer a ditadura do capital.
Viva a fantasia!
—————
Mas se o seu interesse é apenas descolar uma internet grátis? beleza, segue uma listinha de hotspots brasileiros, incluíndo hotspots do Meraki e FON.