A estréia de Lilian Witte Fibe na apresentação do programa Roda Viva na TV Cultura não poderia ter sido melhor. Com charme e curiosidade jornalística ela foi atrás do furo, das resoluções da reunião ministerial, de onde virá o dinheiro para o meio ambiente.
O ministro Carlos Minc foi ágil em responder todas as perguntas e carinhosamente se esquivar de outras tantas, despejou dados e números e mostrou-se repleto de articulações e datas marcadas para ações efetivas. Gostei, o mínimo que podemos fazer é dar crédito ao ilustre e batalhador ambientalista prêmio Global 500 da ONU.
O programa iniciou com Witte Fibe falando sobre as formas de comunicação do programa, e-mail, site, twitter… Sim twitter, é difícil explicar conceitos desta ferramenta de comunicação na televisão. Só faltou falar em “mudernagem” que nem chamamos estas “coisas” tecnológicas lá no pampa. Mas se saiu bem, a adesão foi grande, choviam mensagens dos “Twitteiros”. Três deles estavam presentes no programa, o que foi muito interessante, já que antigamente eram apenas universitários ou senhoras e senhores com cara de sono, agora são jovens utilizadores do microblog, com seus notebooks customizados e olhares interessados.
Três twitteiros ativistas, biólogos, estudiosos. A tag #rodaviva valeu a noite, e a TV Cultura está de parabéns por mais uma vez mostrar que televisão pública é sim um lugar de bons exemplos, de dinamismo, de conformidade com a inovação e as novas formas de comunicar-se com o seu público.
Foram eles: @kekageorgino, @luciamalla, @carloshotta
Update: Tiago Dória participou do programa e contou a experiência no seu webblog.
Update 31/07: O melhor post sobre o tema é o da Lúcia Malla, com certeza.
5 Comments
É por essas e outras que não largo o twitter! aioshIOHIOHIOH… até tenho contas no Jaiku e Plurk, mas Twitter é o cara! Bacana em ver vários meios de comunicação e agora em um dos mais importantes e mais vistos do mundo: a TV!
Nem quero imaginar essa integração toda daqui alguns anos… vai ser demais! =D
*estava vendo #CQC! Semana que vem, tento acompanhar…
Uma pena CQC e Roda Viva passarem quase simultaneamente. Gosto dos dois programas. Buenas, pelo menos o CQC tem reprise…
Eu fico imaginando se alguns programas d tv começassem a usar o twitter para interagir tb. Programas ao vivo onde vc pode dar suas opiniões via twitter.
Programas tipo CQC principalmente e até aqueles debates sobre futebol iam se dar bem.
O problema é o formato da televisão atual. Olha que chato seria o globo reporter com twitter, não iria adiantar nada.
Na TV digital que vem ai, a cabeça da gente vai explodir de tantos canais e pseudo interatividade na nossa frente.
Exemplo de uma extinta empresa de tv por assinatura que vinha com um tecladão junto, para você enviar e-mails para os programas da tv e participar dos chats.
Mas como vocês bem sabem, conteúdo na mão de usuário assusta o patrão.
Que bom que a tv, enquanto mídia, está atualizando-se, fazendo com que suas notícias se tornem mais ágeis e cheguem aos internautas.
Parabéns pela reportagem!
1 Trackback or Pingback
[…] #rodaviva – cultural […]