Com o centenário da imigração japonesa celebrado neste dia 18 de junho passado, faz-me prestar não uma homenagem, mas uma reverência ao primor estético da arte japonesa, desde o teatro, ilustração, pintura, cinema, tatuagem, animação, quadrinhos, tecnologia.
A ilustração japonesa é destaque dentro do meu vocabulário pictórico. Hishikawa Moronobu e Katsushika Hokusai são as grandes referências para mim, leigo que sou.
Encontrei o Tsunami, A Grande Onda de Kanagawa por acaso nas páginas de um livro e fiquei encantado com as cores, o traço, o sopro do vento veio até mim naquela tarde estudo em 1999.
Para fazemos uma psicodélica baiana, basta vermos a gravura de Hokusai ampliada, ao som de Noite de Temporal, de Dorival Caymmi (Caymmi e o Mar – 1957).
O Museu Hokusai em Obuse deve ser lindo, apesar do site horrível.
E você o que conhece da arte japonesa? quero saber.
15 Comments
Bom, não sou entendedora da arte japonesa, mas o pouco que conheço amo muito. Queria ter alguém pra me explicar várias coisas na verdade.
Eu conheço um brasileiro de olhinhos puxados que é desumano na arte de desenhar: http://www.willmurai.com/
Beijão!
Oi Tiago.
Arte Japonesa é simplesmente sensacional. Assim como a Fer, eu também não entendo muito, mas adoro. Música Japonesa é outra coisa que está virando febre, também não conheço muito,mas tem uma banda bem bacana que certamente já ouviste: Pizzicato Five.
E tenho um convite para te fazer…
Tenho um projeto para o trecosetrapos e estava pensando em te convidar para fazer parte da primeira edição… curioso? Me manda um email e trocamos figurinhas…
O que eu mais conheço é tattoo (e desenhos de anime, porque eu também tive infância e assisita Saylor Moon e Sakura Card Captors hahaha)!
Mas eu achei essa ilustração muito interessante! Procurarei saber mais!
Becitos!
Oiiii…
Sabe que eu costumava ser mais do mal, sabe e desejar coisas ruins para essas ceebridades chinfrins, mas ninguém merece virar Amy. é muito triste.
Abs
Estou pensando em gravar um podcast piloto para o trecos&trapos. estou a procura de convidados e de um tema. Topa me ajudar???
Beijos.
e ai tiagão?
Cara eu preciso de um help teu. Consegui um estágio em uma agência de web marketing, como programador php, nos eua. Devo viajar no início de agosto. A empresa trabalha com SEO. Se tu poderes me enviar alguns links com referencia e exemplos de SEO ficaria grato.
O site da empresa é: http://www.sohoprospecting.com/
Grato
Rodrigo Kammer
E então senhor Tiago. Vamos gravar o podcast?
Estava pensando em falar sobre filmes… mas ainda não sei sobre qual.
Ou talvez sobre música?
Falta só a estrutura. Ainda estou pensando em como gravar. Cada um da sua casa pelo Skype, não sei um programa bom pra isso.
Que bacana ver isso aqui =) Eu fiz uma camiseta com a onda de Katsushika Hokusai =) Muito legal. Parabéns pelo blog.
Rogério, mostra a camiseta ai pra gente!
Estou doido para conseguir um poster do tsunami!
Pelo menos esse tsunami está estático e não atingira ninguém hehe
Adoro Hokusai e arte japonesa, mas só tem um probleminha: ele não viveu no século XX, ao contrário do que você postou no twitter.
de fato Mauro, vacilo meu 😛 Hokusai viveu de 1760 a 1849.
A arte tatuada
http://bit.ly/dMUsLB
5 Trackbacks and Pingbacks
O Tsunami é um tema inspirador e uma das pinturas mais importantes do século 20: Tsunami – Katsushika Hokusai http://bit.ly/dmqxyr
RT @zerotrack: um tema inspirador e uma das pinturas mais importantes do século 20: Tsunami – Katsushika Hokusai http://bit.ly/dmqxyr
RT @ZeroTrack: O Tsunami é um tema inspirador e uma das pinturas mais importantes do século 20: Tsunami – Katsushika Hokusai http://bit.ly/dmqxyr
RT @zerotrack: Tsunami é tema inspirador e uma das pinturas mais importantes do século 20: Tsunami – Katsushika Hokusai http://bit.ly/dmqxyr
RT @liscomunello: RT @zerotrack: Tsunami é tema inspirador e uma das pinturas mais importantes do século 20: Tsunami – Katsushika Hokusai http://bit.ly/dmqxyr