[Feliz Aniversário, Florianópolis] por Eduardo Piñera

Hoje temos um convidado especial para falar sobre sua história com Florianópolis. Eduardo Piñera, amigo, professor e diretor de tecnologia da Percept Vision, tem bonitas memórias que remontam à sua infância.

Fotografias da Ilha

Ponte Hercílio Luz, por Felipe Obrér

Eu e minha família morávamos em SP e vínhamos de férias para Florianópolis todos os anos.

No verão de 1981, estávamos hospedados em um hotel em Floripa quando minha mãe vira para o meu pai e diz: Não vamos voltar… Ficaremos por aqui. Volte apenas você, venda tudo e volte prá cá. Enquanto isso, começaremos a procurar uma casa para morar! Todos ficaram calados… olhando para ela… esperando aquele olhar de brincadeira ou algo assim… Mas, nada aconteceu. Ela continuou séria, olhando para nós.
E foi assim que vim morar na Ilha da Magia!

Costumo brincar com os amigos, quando conto essa história, dizendo que vim de férias e nunca mais voltei… ou seja, estou de férias até hoje… [risos]

Além da beleza natural, uma das coisas que mais nos atraía era a falta de “frieza” nas pessoas, que nos era tão comum em SP. Em SP, se você se aproxima de uma pessoa para perguntar as horas, ela poderá pensar que será assaltada…

Lembro-me de atravessar a ponte (a velha) de carro e, logo nos primeiros metros, sermos cumprimentados por um grupo de jovens que vinha andando pela rua, como uma espécie de “boas vindas” para aquele carro com placa de fora… nunca vi isso em SP…

Um lugar especial e que hoje só posso olhar de longe, é a ponte Hercílio Luz… me lembro de atravessá-la a pé quase todas as noites…
Quando a fecharam, fiquei triste… Eu e um colega chegamos a entrar na ponte furtivamente, sem que o vigia nos visse e acabamos por subir em uma de suas torres, por uma escada interna (travessuras aos 12 anos). Quando coloquei a cabeça para fora, lá no topo, o nosso velho vento sul fazia com que a ponte balançasse muito. Mas apesar do medo, não deixamos de fazê-lo. Bons tempos… saudades.

* A fotografia da Ponte Hercílio Luz que ilustra este post encontra-se em exposição no Centro de Inovação Social dos Araçás e está distribuída por uma licença Share a Like, Creative Commons.

Feliz Aniversário, Florianópolis!

2 Comments

5 Trackbacks and Pingbacks

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*