Na semana passada, o @trektrek falou aqui no blog sobre ferramentas essenciais à produtividade no desenvolvimento, contando sobre suas experiências, testes e o que nossa equipe adotou para suprir essa etapa do processo com maior eficácia.
Hoje, a partir do experimento, venho compartilhar também as ferramentas preferidas no processo de curadoria e gerência de conteúdo, sob minha responsabilidade aqui na @zerotrack. São muitas as ferramentas disponíveis no mercado, mas, partindo do pressuposto de que a simplicidade sempre funciona melhor, as eleitas no cotidiano são ferramentas básicas. São poucas, são essas:
Google Reader
Eu sou apaixonada pela boa e simples ferramenta do Google para agregar meus feeds. Apesar das perdas no processo de compartilhamento, que hoje não nos permite mais seguir amigos e suas curadorias, ainda é a mais completa na tarefa de organizar leituras. O Reader é uma fonte infinita de informações que permite, além das suas inscrições, descobrir coisas novas baseadas no que você lê e pode ser acessado de qualquer computador ou smartphone. Não tem a melhor interface do mundo, mas é meu preferido pela sua simplicidade.
Ah, é uma ferramenta de monitoramento supimpa. 😉
StumbleUpon
O StumbleUpon já me apresentou a referências espetaculares. Com uma comunidade ativa que mantém o fluxo de informações atualizado, é o meu melhor discover nos momentos de pausa. Basta um clique no ícone da sua extensão que se materializa na minha tela uma interessante novidade, baseada nas minhas escolhas. Espetacular para descobertas fotográficas e musicais.
Há quem (equivocadamente) diga que o Facebook está esgotado. Eu discordo e convido os que dizem isso a passarem um dia aqui na criação da agência. Explico: o Facebook é a rede do instantâneo, da pauta imediata, dos memes, do pensamento em movimento. Para quem administra conteúdos de marcas, estar atento à rede é elementar meu caro watson para não perder o fluxo de informação. Nosso núcleo passa o dia atento à rede, compartilhando conteúdos, discutindo a validade, analisando ações e participando desse cotidiano. Trabalha com conteúdo web? Não filtre ninguém (ou quase ninguém) da sua timeline, seja o FIRST de tudo que for postado.
Evernote
O Evernote é a minha menina dos olhos. Com o volume de informações e conteúdos coletados, é hora de sistematizar, organizar e produzir. E esta é a ferramenta ideal. Do iPhone, do MacBook ou de qualquer outro computador com conexão à internet, acesso e edito meus documentos, escrevo meus posts, crio listas de tarefas, notas de áudio, movo, adiciono tags e compartilho com um grupo de trabalho, sem medo de perder qualquer ponto importante. A sincronização da ferramenta é imediata. O Evernote é pensado para facilitar a vida das pessoas e isso reflete no seu design e usabilidade. E isso reflete na minha (e na sua) comunicação com a ferramenta.
Essas ferramentas são fundamentais, de simples utilização e garantem produtividade e volume de conteúdos bacanas para o trabalho diário. E as suas, quais são?
Em breve, mais compartilhamentos da nossa equipe aqui no blog. 🙂
1 Comment
Adorei! Acho tão difícil, com tanta informação que as pessoas geram, sintetizar isso e pegar o bom.
Meu reader precisa de uma limpeza urgente, faz meses que nem leio mais, por nem dar conta! Mas também acho ótimo, só falta um pouco mais de opção pra guardar isso lá, e organizar.
O facebook tem tudo, mas ele não é adequado pra fazer pesquisa, o que complica quando buscamos algo específico.
Vou dar uma olhada nesse evernote, que nunca usei, vai ver ele me ajuda a botar mais “no papel” minhas ideias pro meu blog.