Quem nunca olhou para uma logo e pensou “essa até eu faria”. Na verdade, é na simplicidade de alguns projetos que são encontradas as maiores dificuldades – como agregar valor em tão pouco conteúdo? Uma logo simples dá margem para diferentes interpretações? Questões como essas dificultam o trabalho do designer. Por isso, Vincent Pasquier – o designer que criou a logo da Zerotrack – concebeu para nós um artigo sobre como foi projetada a logo Zerotrack:
PARECE SIMPLES…
Quando conheci o @tiagomx, percebi que esse profissional tinha uma proposta bastante diferente. Foi ele quem me apresentou ao Twitter na época, por exemplo.
Após um certo tempo e algumas mudanças na empresa dele, fui apresentado ao Alexandre @trektrek e fui convidado para desenvolver a logomarca da nova start-up:
“Zerotrack”
Uma honra e um imenso prazer, já que criar uma logo sempre foi meu “tesão” profissional. Após uma bem humorada e criativa reunião de briefing, mãos à obra (no meu caso, papel, lápis e borracha). Primeiros rascunhos, ideias, conceitos. Público alvo, metas, posicionamento.
O desafio neste caso era transmitir seriedade antenada, irreverência inteligente, profissionalismo bem humorado, inovação descolada. Uma ampla pesquisa de formas, cores, ícones e fontes se iniciou. Logo, três conceitos se destacaram:
1. O radar/bússola que norteiam as empresas no labirinto das redes sociais.
2. Montagem tipográfica com ZerO.
3. O jogo-da-velha com suas bolinhas.
Conceitualmente, esta última linha era a mais interessante, pois era embasada nos conceitos a seguir, que representam a inteligência de uma maneira lúdica. Do mais, se lê associativamente o “Z” de Zerotrack.
Paralelamente à pesquisa iconográfica, a pesquisa tipográfica demostrou que a fonte que mais combinava e transmitia as palavras chaves acima citadas era a ITC Stone Informal.
Apesar do seu estilo mais “clássico” e como o próprio nome diz, informal, combina no seu desenho o “Serif” e o “Sans Serif” (reparem a letra “T” e a perna da letra “K”), transmitindo seriedade e modernidade ao mesmo tempo.
Hora da primeira apresentação. Ansioso, apresentei as primeiras propostas:
Depois de uma breve apresentação, defendi cada conceito e chegamos juntos à conclusão de que o conceito das “bolinhas” era o que mais se encaixava com os propósitos da empresa.
O passo seguinte foi trabalhar os detalhes e as cores, tentando fugir das óbvias.
Optou-se por deixar o fundo Redondo, que apesar de deixar a marca mais “fechada” era mais impactante; e pela forma que lembrava um “zero”. Decidiu-se também deixar o contorno com uma linha de espessura constante.
Voila!
Seguem as versões finais verticais e horizontais em PB e CMYK. Você vai reparar que há uma ligeira diferença de tonalidade entre as logos com fundo claro e fundo escuro.
Isso se deve ao fato que o olho humano compensa esta percepção, dependendo do contexto das aplicações.
E os cartões com a logomarca aplicada:
Para quem chegou até aqui, muito obrigado!
Espero ter explicado um pouco o processo para o desenvolvimento de uma logomarca.
Parece simples…. parece.
Um pouco mais sobre mim:
Nasci na Suíça, mas desde cedo tive a oportunidade de viajar pelo mundo. Depois de uma estadia na Africa (a qual mudou drasticamente minha visão sobre o mundo), retornei à minha pátria Helvetia e formei-me em Design Gráfico na Escola Superior de Artes Visuais de Lausanne (Suíça) www.ecal.ch .
Após algumas experiêncas na Europa e Canadá, atuo há mais de 14 anos no mercado de Florianópolis como Diretor de Arte, cargo ocupado atualmente na Sonar Comunicação Mix – www.sonarmix.com.br .
Contatos:
Vincent Pasquier
Fone: (48) 9116-1414
e-mail: vinzdesigner@gmail.com
Skype: vinzbrazil
Twitter: @vinzbrazil
Meu site, em colaboração com a Zerotrack, será lançado em breve!
13 Comentários
show de bola!
Merci meu amigo foi um prazer!
eia porra!!!
Esse suiço é o cara!
Hahahaha palavrão não! 😉 thanks dude!
Por toda essa afinidade de conceitos, entre outras coisas, é que o temos como grande amigo e parceiro, excelente post Vincent, sucesso e vida longa para para curti-lo caro guru.
Nossa! Muito obrigado Mister Trektrek
Muito Foda hein!!!
O cara manja mesmo,
quando tiver um grana chamo ele para criar uma marca para mim #utopia
hsaushaus
Passa um briefing que a gente conversa 😉
O tipo do artigo com a escola de design do Vincent, velho amigo de guerra das trincheiras publicitarias na nossa Desterro.
Sucesso!
Hahahaha Pois é…. e gente não esquecam de olhar o trampo deste cara que é um MASTER 3D http://www.bernardobarbi.cjb.net/
Parabéns Vinz!! Com certeza um excelente trabalho e a altura do profissional que és!!
Bjoss
Obrigadão Dezaaa! =)
Vinz, meu grande e eterno parceiro, tá sensacional!!! Do caralho!!! Muito bom!!! Você tem que publicar mais coisas dessa, cara!
Parabéns e um grande abraço!
6 Trackbacks and Pingbacks
RT @zerotrack: [punkblog] O designer @vinzbrazil conta como foi desenvolvida nossa logo http://is.gd/3gRqv
RT @zerotrack: [punkblog] O designer @vinzbrazil conta como foi desenvolvida nossa logo http://is.gd/3gRqv
RT @tiagomx: RT @zerotrack: [punkblog] O designer @vinzbrazil conta como foi desenvolvida nossa logo http://is.gd/3gRqv
o @vinzbrasil conta como desenvolveu a logo da @zerotrack. ótimo post: http://bit.ly/AWkrw
? @zerotrack: [punkblog] O designer @vinzbrazil conta como foi desenvolvida nossa logo http://is.gd/3gRqv
Logo passo a passo =] RT @zerotrack: [punkblog] O designer @vinzbrazil conta como foi desenvolvida nossa logo http://is.gd/3gRqv