Das trevas à Luz

05 de Março nasceu Piotr Demianovitch Ouspensky.

Grande matemático de sua época, escritor, jornalista e psicólogo, foi discípulo de Gurdjieff e um dos autores que melhor traduziu os ensinamentos do mestre no imperdível livro “In Search of the Miraculous: Fragments of an Unknown Teaching”. Só fui conhecê-lo muito depois de ler “The fourth way”, que me encantou com suas metáforas e frases fortes, tais como “é fácil ser um santo ermitão em uma caverna, difícil é ser moralmente correto no meio da sociedade moderna”.

Tertium Organum”, particularmente, fez rever o meu mundo e o que pensava acerca de tudo. Com sua escrita fascinante, me apresentou os problemas da filosofia junto às soluções propostas pelos filósofos gregos, passando por Kant, Deleuze e outros que acabaram virando figurinhas batidas nas conversas de hoje em dia na Zerotrack. Mas ele foi muito além do que eu imaginava na minha fértil cabecinha de adolescente (à época, é claro).

Usando da matemática rígida e da sua lógica impecável para explicar a “Psicologia da evolução possível ao homem” e a existência de outras dimensões de forma irrefutável, a partir dele é que passei a gostar e procurar conhecer mais a filosofia. Recomendo a leitura a todos os que têm no espírito a curiosidade e a sede de saber.

Afinal, existe uma evolução possível ao homem, mas é preciso sair da caverna à luz. Esse é, com certeza, um ótimo guia turístico na área do pensamento filosófico. Tiro meu chapéu. Feliz niver, Ouspensky.

3 Comentários

8 Trackbacks and Pingbacks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*