A lição do Wikileaks: descentralize-se!

wikileaks brasil

Em 18 de dezembro, realizamos, no nosso coletivo digital, um debate sobre a importância do Wikileaks e o espelhamento do website, onde foram discutidas as bases de uma internet livre, a ética, do ponto de vista filosófico e da práxis, recorrendo à pólis grega, a ilha de Morus e ao Estatuto das Cidades para falar de democracia, a importância do conhecimento acerca dos documentos públicos de governos, a noção de público e privado, os DDoS Atacks, a wikificação do mundo, a transparência e uma série de outras implicações deste debate, que é amplo.

Durante o nosso encontro, evidenciou-se o Wikileaks como uma das questões mais pertinentes, apresentando-se como agente transformador na natureza das relações diplomáticas e políticas, nos diversos cenários internacionais. Diz respeito à descentralização necessária de qualquer controle ou poder. A expressiva demonstração de compreensão dos propósitos do projeto, liderado por Julian Assange, evoca, de imediato, os princípios da colaboração, da transparência e metaparticipação de pessoas em rede, atribuindo novas características e necessidades das ações de governos e ativistas dos mais diversos e extremos limites do globo.

Dentre as questões chave do debate, a eminente necessidade de criar contramedidas aos abusos de poder, à falta de transparência e ações deliberadas das corporações, dos grupos financeiros, veículos de mídia e governos. Uni-vos!

Artigo inspirado na série Decentralize de @GlynMoody na revista H.

13 Trackbacks and Pingbacks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*