A redefinição do dicionário

O vídeo abaixo apareceu entre meus feeds, postado por nosso querido amigo Marcelo Capillé, há alguns meses. Com certa recorrência, lembro de Erin McKean e a sua proposta de desconstrução da forma utilitária do dicionário, tal como o conhecemos.

Nesta palestra no TED, em 2007, a lexicógrafa examina as várias maneiras pelas quais o dicionário impresso está pronto para transformações.

As pessoas me perguntam: ‘Como posso saber se uma palavra é real?’ Você sabe, qualquer um que tenha lido um livro infantil sabe que o amor torna as coisas reais. Se você gosta de uma palavra, use-a. Isso faz com que seja real.

O video abaixo pode ser o responsável pelos 15 minutos mais inspiradores da sua sexta-feira. Se você manja de inglês, escute-o enquanto trabalha. Se seu inglês ainda é capenga, tem a opção de legendas em português ali embaixo.

Um ótimo final de semana. 🙂

2 Comentários

  • Cátia querida…
    estou achando que nossas paixões estão se cruzando pelo éter no dia de hoje…
    além de nossas capas/covers do Facebook, Erin McKean nos junta mais uma vez…
    sou apaixonado por esta apresentação dela, e principalmente pela ideia de que uma palavra existe no momento em que você passa a gostar dela e usá-la…
    ótimo post… in-sync com meus feelings de hoje…
    bonfindi e um grande beijo://

    • @ascatia disse:

      Estamos impossíveis hoje, né? 🙂
      Se bem que este post é de setembro do ano passado e, desde então, separadinho pra compartilhar a inspiração. Logo, a sincronia é de long long time.
      Beijos, querido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*