Sanna Annukka

Nos primeiros meses de 2005 fui apresentado aos contagiantes compassos da banda Keane pelo Marcos, diretor do departamento web da CadPlurall em Porto Alegre. A arte da capa do disco “Under the Iron Sea” me impressionou pela forte referência ao “estilo suíço” e aquela atmosfera encantadora e profundamente moderna.

Os fantásticos artistas e ilustradores que compõem meu guia de referências são Saul Bass, Jason Brooks, Hokusai, M. C. Esher, Pojucan, Kako Ueda, Dave McKean, Jean Giraud (Moebius), Norman Rockwel, Milo Manara, Guido Crepax, Carlos Zéfiro, etc, etc, etc…

Mas quem fez aquela capa do Keane? – Encontrei a resposta em um fã-site chamado Keane Portugal, postagem no fórum e a resposta: Sanna Annukka.

 whitehorses sanna annukka, mas muita gente escreve annuka, já percebeu?

Com todo o meu profundo conhecimento lingüístico, concluí instantaneamente que era um cara japonês, oras! Ledo engano, Sanna Annukka (sanna-annukka.com) é uma loirona finlandesa que mora em Londres.

Quando acessei o site, o coração saltou pela boca. Os trabalhos em litografia e silk que tornaram-se referência reconhecida para mim, são inspirados em memórias infantis de suas férias no campo, acampamentos e pescarias.

As formas são fortes, representativas e extremamente coloridas. Representações do onírico, do surreal, do inesperado e principalmente, do mágico. Histórias da mitologia nórdica e contações musicadas chamadas de Kalevala.

Sumario da vogue com Sanna Annukka

Sanna Annukka participa de um coletivo de artistas chamado “Ink This” e atualmente tem o seu trabalho agenciado por duas empresas londrinas de consultoria criativa e direção de arte. A Big Active e a Product of God. Estas empresas a tornarão certamente em um dos grandes nomes dos anos 00’s.

Anote a dica. Pois a revista Vogue do Reino Unido já topou esta idéia 😉

6 Comments

1 Trackback or Pingback

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*