Depois de anos selecionando hardwares e softwares para meu trabalho (sim, sou viciado em testar coisas), resolvi fazer um post sobre as ferramentas para desenvolvimento web que adotamos na Zerotrack. Não que façam diferença no processo (só a pesquisa e o planejamento fazem diferença), porque ferramentas cumprem uma questão de gosto ou preferência, mas com certeza fazem diferença na produtividade. Resolvi compartilhar meus favoritos.
OmniGraffle para Desenvolvimento Web
http://www.omnigroup.com/products/omnigraffle/
Ferramenta de diagramas que permite a construção de wireframes de altíssima qualidade. Conta com uma biblioteca imensa de stencils prontos para usar e uma comunidade ainda maior, onde encontrar mais complementos. Fica a dica de alguns stencils fantásticos : Konigi e Twitter Bootstrap, fáceis de encontrar no Graffletopia. Para quem não usa Mac, sugiro Axure. Ambos são excelentes ferramentas para quem se preocupa com arquitetura de informação.
Visual Paradigm for UML
http://www.visual-paradigm.com/product/vpuml/
Excelente software para diagramação UML para quem precisa desenhar sistemas orientados a objeto em qualquer linguagem que utilize este paradigma, seja C++, C#, Java, Python, RoR ou PHP. É uma ferramenta comercial, mas possui uma versão community edition – tão boa quanto – de modelagem de banco de dados a modelagem de classes. Possui versões para Windows, Mac e Linux. Quem desenvolve para a web precisa planejar para não errar.
Sublime Text 2
Este é um editor de textos que me surpreendeu recentemente. Há muito tempo havia trocado o Dreamweaver pelo Coda, que já é um canivete suiço e ainda gosto bastante, já vinha experimentando o Textmate, mas o autocomplete e a forma como o Sublime aprende com a repetição são fantásticos, além de ser um editor leve com Highlight Sintax de uma centena de linguagens, “uma pá” de plugins e recursos realmente muito úteis a qualquer programador. De quebra, ele aceita boa parte dos add-ons do textmate, possui temas belíssimos (recomendo o Solarized) e ainda é multiplataforma, roda em Windows, Mac e Linux. Vale conferir essa ferramenta de produtividade para Desenvolvimento Web.
CodeKit
http://incident57.com/codekit/
Essa ferramenta para desenvolvimento web é paga e valeu cada centavo. O software é um pacote completo para web developers. Compila Less, Sass, Stylus, Compass, Haml, Jade, JavaScript e CoffeScript. Além de tudo isso, possui um excelente otimizador de imagens. Para quem não usa Mac, recomendo fortemente testar o Less, que é uma extensão do CSS, fácil de aprender, por usar as mesmas regras de CSS, mas com uma série de funcionalidades extras como variáveis, mixins, regras agrupadas, funções e operações. Seu compilador é free aqui.
SourceTree
Já utilizo o Git há algum tempo por linha de comando para gerenciar versões de código. Ele resolveu a maioria dos problemas que tínhamos com o SVN, mas reconheço às vezes uma ferramenta gráfica ajuda muito a entender o que a equipe está fazendo e principalmente, resolver conflitos em merges de código. Existem diversas boas ferramentas para isso, mas a que nos adaptamos mais rápido e tem sido uma “mão na roda” é o SourceTree, que não é open, mas é free. Se você se preocupa com a qualidade e a segurança de seu código, tem que testá-lo. Para demais sistemas operacionais, recomendo o Smartgit.
Transmit
Esse é o cliente FTP de minha preferência. Em sua última versão trouxe um caminhão (esse é o ícone dele, risos) de 45 novas features. Fazia muito tempo que um cliente FTP não me tirava do Filezilla, mas esse é um software realmente muito versátil. Embora meu Filezilla ainda esteja sempre por perto, ambos são muito bons e dão aquele apoio na hora de publicar os trabalhos mais bacanas da Zerotrack. Para quem não usa Mac, ainda recomendo o Filezilla, que tem versão para Windows, Mac e Linux.
Essas são as dicas de hoje. Em outro post, conto mais sobre os meus utilitários. Nossa equipe também vai compartilhar mais alguns de seus favoritos por aqui.
E você, gostou das dicas? Quais ferramentas para desenvolvimento web você utiliza? Compartilhe também.
1 Trackback or Pingback
[…] semana passada, o @trektrek falou aqui no blog sobre ferramentas essenciais à produtividade no desenvolvimento, contando sobre suas experiências, testes e o que nossa equipe adotou para suprir essa etapa do […]