É muito fácil encontrar no Google várias dicas para otimização de sites ou SEO. Mas afinal, qual a verdadeira importância da otimização de sites, e como isto pode ajudar a sua empresa a vender mais e melhor?
A otimização de sites nada mais é do que trabalhar com textos e imagens de forma que os buscadores encontrem o seu conteúdo, aliás, guarde bem esta palavra, conteúdo, ela será crucial daqui em diante.
O próprio Google faz um alerta para aqueles que produzem conteúdo na internet:
“Nossa melhor experiência é fazer com que o nosso usuário tenha a melhor experiência em suas buscas. Trabalhamos para que eles encontrem conteúdo de qualidade.”
Sendo assim, o que precisamos é criar conteúdo de qualidade e que seja realmente interessante para o nosso cliente em potencial. Em contrapartida, estaremos agradando aos nossos clientes, e claro, ao Google.
Mas como converter a otimização de sites em vendas?
Através do seu conteúdo e das palavras-chave que você deve trabalhar no seu site, mas principalmente: esteja entre os 5 primeiros nos resultados de pesquisa. Como podemos constatar na imagem abaixo, a taxa de conversão, entre outros fatores, vem primeiramente de um bom resultado nas buscas, seguido de outras ações.
Faça páginas que agradem o seu cliente, crie landing pages específicas do seu produto ou serviço e otimize cada uma delas. E não esqueça de conduzir o cliente a alguma ação, seja preenchendo um formulário de contato, colocando um espaço para assinaturas de Newsletter ou ainda, fornecendo algum brinde, desconto ou outro benefício, caso ele se cadastre. O importante é levá-lo até a sua página e fazê-lo gostar do que está lendo.
Monitore seus resultados, modifique suas ações, se for necessário, mas para que você possa melhorar ainda mais a sua conversão, é preciso monitorar sempre. Não pare de experimentar palavras-chave, novos títulos para sua página específica. Nem sempre quem está no primeiro lugar dos buscadores está convertendo mais do que o segundo, por exemplo.
A conversão só será ideal quando as suas visitas vierem de clientes qualificados, ou seja, clientes que realmente estão em sua página porque gostam do que você apresenta, vende ou oferece.
A otimização de sites é o início do processo, por isso, é importante deixar que seu site seja otimizado por quem entende do assunto. Como diz o velho ditado: cada macaco no seu galho. Se o seu negócio é vender produtos, venda, e não se preocupe com códigos, programações, etc. Uma página, quando é bem otimizada, pode trazer benefícios surpreendentes. Caso contrário, pode fazer com que seu site seja banido dos buscadores.
Hoje em dia, quem está fora dos buscadores, perde não só vendas, mas desaparece do mercado.
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